Marketing Digital para Corretores de Seguros!
É certo que muita gente se pergunta como fazer um plano de marketing digital para Corretores de Seguros. Antes de qualquer outra ação de divulgação online, mas é verdade também que esse percentual ainda é muito pequeno quando se fala de divulgação de pequenas e médias empresas. O principal objetivo do plano de empresas de Corretores de Seguros é avaliar as condições atuais de operação do equipamento, cujas estratégias aplicadas servirão para certificar a qualidade do serviço prestado mediante as características do gerador e demanda energética solicitada. O processo de elaboração de um plano de marketing digital é visto por muita gente como uma etapa tediosa e muito teórica e por isso é muitas vezes ignorado ou relegado a um segundo plano. E concordo que a etapa operacional, a mão na massa mesmo, é bem mais instigante e desafiadora, mas sem um planejamento estratégico em marketing digital, você estará navegando as escuras. Ao criar um plano de marketing digital você já estará com meio caminho andado em direção ao sucesso, pois esta é a maneira certa de se começar.
Dicas sobre como elaborar um plano de marketing digital
Se você quer saber como fazer um plano de marketing digital de sucesso, leia atentamente o pequeno roteiro que criamos e faça as anotações que julgar devidas para adaptá-lo às suas necessidades.
1 – Defina muito bem seus objetivos
Uma recomendação fundamental para quem deseja saber como elaborar um plano de marketing digital: Antes de tudo, defina muito claramente seus objetivos. Ao traçar um objetivo você deve especificar claramente o que deseja com as suas ações de marketing digital para que seu planejamento seja bem focado. Entre estes objetivos, podemos ter, por exemplo:
- Exposição e reconhecimento da marca
- Geração de Leads – Clientes em potencial
- Vendas diretas no ambiente físico ou online
- Geração de pontos de relacionamento com seus clientes
- Atendimento e orientação ao cliente
Outro ponto de orientação importante são as metas a serem alcançadas, para que possamos definir as métricas e KPIs aplicáveis a cada caso. Estabelecer prazos de execução também é essencial, já que devido ao volume de trabalho envolvido em qualquer campanha de marketing digital, a questão do tempo pode facilmente fugir do controle.
2 – Pesquise e conheça o seu público-alvo
Uma das etapas mais críticas para quem vai criar um plano de marketing digital é a de pesquisa das características do público alvo. Atualmente temos diversas ferramentas na Internet para saber com exatidão qual é perfil de visitantes de um determinado site. Com base nesta análise podemos traçar o perfil de um determinado público e assim adequar a linguagem e o conteúdo a ser produzido para nossas ações. Além disso você também poderá direcionar suas campanhas para quem realmente interessa, usando ferramentas de segmentação disponíveis por exemplo, no Google Ads e Facebook Ad. Depois de definir seu público-alvo, crie uma Persona de Marketing, ou seja, um consumidor em potencial imaginário que possui todas as características do grupo que você deseja impactar. A personificação do seu público vai ajudá-lo bastante na hora de entender o comportamento do grupo, suas necessidades e anseios. Como fazer um plano de marketing digital eficiente se você não foca no público que você deseja atingir?
3 – Estabeleça suas principais estratégias de Marketing Digital
Outra dica importante para quem deseja saber como fazer um plano de marketing digital, é desde o início definir muito bem quais serão as suas principais estratégias de marketing digital. Dependendo do segmento em que você estiver trabalhando, algumas estratégias funcionam melhor do que outras. Por exemplo, moda e acessórios se sai muito bem utilizando o marketing nas redes sociais. Para setores que atendem a uma necessidade, ou seja que oferecem produtos ou serviços que as vezes as pessoas não sabem onde encontrar, o marketing de busca tende a dar resultados melhores.
4 – Defina os canais de marketing a serem utilizados
As opções para divulgação de uma marca na Internet são muitas e é preciso, logo no início do projeto, definir quais são os canais mais apropriados para cada tipo de campanha em função do público alvo que pretendemos atingir. A variedade de canais não implica na obrigação de usá-los todos. Você deve usar apenas aqueles que, por suas características, têm potencial para gerar tráfego qualificado para o seu site. Você até pode usar um leque amplo de canais no início da campanha, mas deve monitorá-los de perto para identificar aqueles que não estão gerando tráfego ou conversão relevante para o site e então descartá-los. O investimento em marketing digital precisa estar focado em resultados e como fazer um plano de marketing digital é também otimizar recursos, é importante se concentrar nos canais de maior retorno.
5 – Capacitação da equipe
No marketing digital moderno não há mais espaço para amadorismo, por isso, um dos pontos que você deve colocar em seu plano de marketing digital é justamente o da capacitação técnica da equipe. Como fazer um plano de marketing digital e colocá-lo para rodar sem gente capacitada para isso? Hoje em dia, qualquer ferramenta de marketing online requer treinamento e técnica, por isso é essencial ter pessoal capacitado para sua utilização. Alguns empresários se sentem tentados a entregar seu marketing digital ao “rapaz da contabilidade que saca de Internet”, e depois não entendem o porque do fracasso de suas campanhas. Não existe mais espaço para amadorismo ou improvisação no marketing online. Saber como navegar na Internet é uma coisa e saber como fazer um plano de marketing digital, implementá-lo com profissionalismo e monitorar de forma adequada seus resultados é outra coisa completamente diferente. Com mais de quinze anos no mercado, nossa equipe vem desenvolvendo, atualizando e aperfeiçoando treinamentos nas mais variadas área do marketing online, nos formatos presencial e também online.
6 – Determine qual o conteúdo a ser veiculado
Essa é uma etapa das mais importantes de todo o processo. Como fazer um plano de marketing digital atualmente passa inevitavelmente pela produção de conteúdo, é preciso colocar esta entre suas prioridades. A comunicação parte do princípio da afinidade de interesses e por isso precisamos desenvolver um conteúdo que crie um ponto de contato entre a empresa e o público que queremos impactar. O consumidor moderno está em busca de informações antes de comprar alguma coisa e essa informação precisa ter qualidade e ser facilmente encontrada. Antes de qualquer oferta, é necessário disponibilizar conteúdo informativo, como em blogs, por exemplo. Um dos maiores erros de marketing digital é justamente não ter um conteúdo de qualidade em seu site para poder iniciar o relacionamento com seus clientes em potencial.
7 – Elabore um cronograma para suas ações
Definir um cronograma de ações é fundamental para que possamos criar uma sinergia no marketing digital como forma de potencializar cada ação isolada. No marketing online moderno, existe uma correlação muito grande entre os diversos canais e explorar esse potencial de alavancagem é muito importante. Peças promocionais, marketing de conteúdo, redes sociais e tudo mais precisa estar alinhado em termos de veiculação. O marketing digital atualmente é composto por uma sucessão de ações e por isso é preciso ter todos os passos muito bem definidos e cronometrados para que as diversas ações não acabem por se sobrepor e perder seu verdadeiro potencial. Se você quer saber como fazer um plano de marketing digital, um dos conceitos que deve ficar bem claro é que não existem ações isoladas.
8 – Defina como será feito o monitoramento de resultados
Antes de pensar em como elaborar um plano de marketing digital, precisamos definir como essas ações online serão acompanhadas e verificadas em termos de resultados. Para isso é necessário definir quais as ferramentas de monitoramento, como o Google Analytics, por exemplo, serão utilizadas para mensurar resultados. No caso de mídias sociais, é preciso também definir qual será a ferramenta utilizada para acompanhamento de menções e outras métricas específicas dessa categoria. O Google Analytics é uma ferramenta bem completa, mas não é o suficiente para acompanhamento, por exemplo, de engajamento nas redes sociais. Como você pode ver, a elaboração de um plano de marketing digital é trabalhosa e demorada, mas cada passo é importante para que os resultados surjam da forma desejada. O planejamento é a alma do negócio em qualquer empreendimento e no marketing digital não é diferente. Agora que você já sabe como fazer um plano de marketing digital é hora de começar a elaborar o seu. Boa sorte e conte sempre conosco!